quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Causas da Decadência dos Espaços Verdes

O que dizem os autarcas

 
O Brasão de Montijo, no Parque Municipal Carlos Hidalgo Loureiro, é o espelho da decadência dos espaços verdes.
Interrogam-se os montijenses das causas da decadência de Montijo e, em particular, do desleixo a que foi votado o espaço público, que patenteia ruas esburacadas, passeios ardilosos, passadeiras de peões sumidas e jardins descuidados.

É certo que a Câmara Municipal de Montijo desde sempre tratou dos espaços públicos, por isso, a gestão do pessoal e do património não é coisa nova, a não ser que alguém tivesse andado distraído todos estes anos.

Cada montijense encontrará um fundamento para explicar este mau estado de coisas a que o Montijo foi votado, mas, no que concerne aos espaços verdes, é possível saber a opinião de dois ilustres autarcas montijenses.

Quantos jardinerios serão necessários para limpar esta bica utilizada diariamente por crianças de tenra idade? [Parque Municpal]

Presidente da Câmara Municipal de Montijo, Dr.ª Maria Amélia Antunes:

«Relativamente aos jardins, houve um período de férias que atrasou um pouco a manutenção dos jardins e não tivemos a oportunidade de desenvolver o procedimento para o tratamento dos espaços verdes para a freguesia do Afonsoeiro. Assim, tivemos de repartir os funcionários, também por aquela zona, o que levou a que alguns espaços verdes não fossem devidamente tratados, como habitualmente costumavam estar. Pensamos que dentro de dois meses a situação se recomponha.»

Será que é a Lei n.º 8/2012 que não permite que se cuide desta gaiola?

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montijo, Eng.º Nuno Canta:

 «Durante o período de verão tivemos muitas dificuldades operacionais. O fato deste procedimento não ter avançado também prejudicou muito e o procedimento não avançou porque a Lei n.º 8/2012, a Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso, não permite cabimento orçamental.
Também tivemos alguns trabalhadores que entraram em idade de reforma, temos neste momento 23 jardineiros operacionais.
Na cidade de Montijo temos cerca de 50 ha de espaços verdes e na ótica de uma excelente produtividade seria um jardineiro por ha e como só temos metade dos jardineiros que desejaríamos, não conseguimos ir mensalmente a todos os espaços públicos. Neste momento estaremos a ir de dois em dois meses, o que origina relva muito elevada.»


Caminho de acesso à gaiola muito utilizado por crianças. São visíveis as "armadilhas".

Ruky Luky

Nenhum comentário:

Postar um comentário