quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os Mercados de Montijo

O Mercado Central

O Mercado Central insere-se no conjunto das grandes obras mandadas edificar por José da Silva Leite, presidente de câmara, que alteraram positivamente a fisionomia da vila de Montijo.


Em Julho de 1953, o  arquitecto Paulo Cunha entregou o projecto do mercado à Câmara Municipal de Montijo


A construção do imóvel foi adjudicada,em 1954, pelo montante de 2.629.500$00


Em Outubro de 1957, procedeu-se à instalação do Mercado Central.

O mercado foi construído na Praça Gomes Freire de Andrade.Para o pátio e para aquela praça  abrem-se algumas lojas e cafés.

As montras dos talhos rasgam-se para a Avenida dos Pescadores.

Em 1958, a Comissão de Festas solicitou autorização à câmara municipal para utilizar o pátio do mercado para a realização de bailes e a instalação de uma esplanada por ocasião dos Santos Populares. Tornaram-se então famosos os "Bailes da Couve".






A estação de camionagem localiza-se no mercado, há mais de cinquenta anos. Dali, partem os autocarros para os mais variados destinos.

Em 1961, foi arrematada a estação de camionagem no mercado à firma João Cândido Belo.


Interior do mercado.No primeiro piso, encontram-se frutas, legumes e carnes.

No segundo piso, mostra-se o bom peixe de Setúbal... e não só.



Brasão da Vila de Montijo na torre do Mercado Central.

Ruky Luky































Um comentário:

  1. Esta magnifica obra foi edificada num período áureo para esta vila, na década de 50, cuja autarquia era presidida por José da Silva Leite, um montijense apaixonado pela sua terra. Das obras mais valiosas salientam-se, para além desta, o Cinema, a Praça de Touros, o Tribunal, a Cadeia Comarcã, a Escola Comercial e Industrial, que funcionou provisoriamente no edifício da antigo tribunal, hoje os Paços do Concelho, e a remodelação do Parque Municipal.
    Tal como Domingos Tavares foi o Presidente de Câmara de Aldegalega mais importante do século XIX, assim José da Silva Leite foi o que mais fez pela sua terra - Montijo - no século XX. Duas figuras de prestígio de

    ResponderExcluir