quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Portas de Montijo

Uma pequena colecção para memória futura

Reza a tradição que os proprietários aldeanos esmeravam-se na apresentação do seus imóveis, preocupando-se em dotá-los de elementos decorativos que os embelezavam e os distinguiam dos demais. Se, porventura, as fachadas se assemelhavam entre si, eram as portas, as platibandas e, sobretudo, as varandas em ferro, que traziam a marca do proprietário.

Os tempos mudaram. O alumínio mudou procedimentos e tornou a recuperação mais barata e mais duradoura e, praticamente, substituiu a madeira.
Aos poucos vão-se sumindo as portas em madeira de Montijo, obras-primas de mestres carpinteiros, cujos nomes se ignoram.

Quando de fala agora na reabilitação do centro histórico de Montijo, talvez emergisse a oportunidade para conservar as portas, as janelas, as varandas, as platibandas e as fachadas azulejadas, que ainda existem e dão um aspecto peculiar à zona histórica de Montijo.

Mas se não as preservarem o tempo, regista a fotografia para memória futura, algumas das portas que embelezaram Montijo.



















































































































































Um comentário:

  1. Uma pesquisa muito interessante e oportuna numa fase em que se pretende destruir tudo o que é anterior à 3.ª República, como se o passado pudesse ser destruído. O passado já não pode ser destruído e esta gente, ignorante e imbecil, está a destruir o presente.

    ResponderExcluir