sábado, 24 de dezembro de 2011

Retrato do Hospital de Montijo

«(…) Não foi consensual a opinião da população acerca do funcionamento deste centro hospital [Barreiro/Montijo] que parecia ter, à partida, todas as condições para servir condignamente quem o utiliza, principalmente os residentes  dos concelhos de Montijo e Alcochete e dos concelhos limítrofes. As críticas mais desfavoráveis referem-se ao Serviço de Urgências dos dois hospitais referindo a falta de urbanidade, delicadeza no atendimento e na demora correspondente, uma deficiente articulação entre os dois hospitais que servem um considerável número de habitantes.
Em relação ao hospital de Montijo o acesso não será muito fácil e as medidas ultimamente tomadas vieram agravar os cuidados imediatos, com elevados custos nas deslocações para uma população a viver com muitas dificuldades económico-financeiras no seu dia a dia. Mesmo relativamente ao pessoal hospitalar há um certo desencanto, uma certa desilusão, até um certo impasse nas suas carreiras profissionais e uma sensação de instabilidade para o futuro, resultante do encerramento de serviços, na transferência do pessoal e do incumprimento do que fora prometido, nomeadamente a manutenção da urgência durante 24 horas diárias e a criação de novas valências em regime de consulta externa.
A Liga dos Amigos do Hospital do Montijo tem sempre lutado pela valorização e dignificação do hospital procurando uma certa complementaridade e é pois com satisfação que registamos a criação da Cirurgia do Ambulatório, renovando os desejos da sua utilidade e eficácia.
Desejamos ainda que não se esvazie o hospital do Montijo dos bons profissionais que possui e que a Urgência seja revista e valorizada e não embarcar em grandes aventuras que aparecerão (…)»

(Trecho retirado do editorial assinado pelo Dr. Manuel Barroso da Silva, no boletim “O Assistir”, de Dezembro/2011, e que publico com o devido respeito pelo médico e intelectual por quem nutro elevada estima e consideração. As frases a negrito são da minha responsabilidade.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário