segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fábrica de Loiça de Sacavém


Painéis de Azulejos da Fábrica de Loiça de Sacavém, em Montijo


A Fábrica de Loiça de Sacavém foi uma importante unidade industrial, que terá sido instituída em 1850, por Manuel Joaquim Afonso, embora só tenha começado a laborar seis anos mais tarde.
A fábrica foi, posteriormente, adquirida por um cidadão inglês, que introduziu novas técnicas de produção oriundas da Grã-Bretanha.

Atendendo à qualidade alcançada pelos seus produtos, D. Luís I concedeu o privilégio de a fábrica se poder intitular Real Fábrica de Loiça de Sacavém.
Para além disso, nos últimos anos da sua vida, o rei-consorte D. Fernando II executou e pintou várias peças cerâmicas naquela fábrica.
Nas primeiras décadas doséculo XX, o pintor Jorge Colaço executou na fábrica os azulejos para diversas das suas mais significativas obras: a Estação de S.Bento, no Porto (1903), o Palace Hotel do Buçaco, no Luso (1907), o Pavilhão dos Desportos, em Lisboa (1922), ou a Casa do Alentejo, também na capital.
Após o 25 de Abril de 1974, a Fábrica de Loiça de Sacavém entrou num conturbado período, tanto a nível laboral, como financeiro, acabando por encerrar em 1983.
A qualidade da cerâmica produzida pela Fábrica de Loiça de Sacavém rivalizou com as melhores faianças produzidas no País, tornando-se célebre o slogan: «Sacavém é outra loiça!».
No Montijo, há alguns quatro painéis de azulejos da Fábrica de Loiça de Sacavém a adornarem a fachada de um dos seus imóveis, datados da década de 50 do século XX.


 
 Ruky Luky









Nenhum comentário:

Postar um comentário