sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Morreu o Dr. Barata


In memoriam


João Manuel Salazar Leite Barata - 1.03.1934 - 31.01-2013
Morreu o Dr. João Barata – o Dr. Barata como era popular e carinhosamente tratado -, no passado dia 31 de Janeiro.

O Dr. Barata foi um cirurgião que, com a sua ciência, dedicação e fraternidade, marcou o Montijo, nas pessoas de todos quantos – e foram muitos – contaram com uma palavra amiga no consultório, com a sua destreza no bloco operatório.

Homem simples, curtido na Guerra da Guiné, onde laborou em cenário de guerra, o Dr. Barata tornou-se na figura mítica do médico que tinha sempre tempo para atender mais um paciente, quantas vezes já depois de ter concluído o seu dia de trabalho.

Em vida, a Câmara Municipal de Montijo, então liderada pela CDU (PCP) reconheceu o mérito excepcional do médico e cidadão e distinguiu-o com a mais alta distinção do Município – a Medalha de Ouro.

Na hora da sua morte, a Câmara Municipal de Montijo, liderada pelo Partido Socialista, silenciou o acontecimento, pois nem um simples voto de pesar exarou.
Ressalve-se a honrosa excepção do vereador eleito pelo PSD, Nuno Ferrão, que manifestou o seu pesar pelo passamento do ilustre médico, em nome próprio e no do partido que representa.

Permita-se a seguinte interrogação: o PS/Maria Amélia Antunes age, assim, por ignorância, por insensibilidade, por arrogância ou por má-fé?

O senhor Nuno Canta, candidato do PS à presidência da câmara municipal e promotor da plataforma “Montijo Tem Voz”, deve interiorizar que se silencia[m] os mortos, não [se] permitirá que os vivos tenham voz.
 
O Dr. Barata impôs-se pelo mérito. Viveu humildemente. Foi o nosso excelente vizinho. Partiu.
Nuno Ferrão manifestou, em lugar próprio, as condolências que o povo de Montijo teria gostado de ouvir da boca da presidente da câmara.
Os Bombeiros Voluntários de Montijo, honrando o povo a que pertencem, prestaram a justa homenagem à memória de quem tanto deu a Montijo.
A Câmara Municpal de Montijo manteve um silêncio que nos envergonha.
O Dr. João Barata foi um gigante.
Na hora da evocação da sua memória os pigmeus atemorizaram-se, mas Montijo curvou-se em gesto de gratidão.
Obrigado, Dr. João Barata.
 
Ruky Luky

 

3 comentários:

  1. Este blogue que tem vindo a oferecer um bom serviço a Montijo,continuando nessa senda, presta homenagem ao grande cidadão e médico que foi o Dr. Barata,a quem,em tempo também,a nível pessoal,homenageei com um modesto poema lido numa festa pública,e que honrou profissionalmente a sua terra, merecia uma referência oficial, que fica a débito da autarquia.
    A crítica aqui postada é um documento histórico, mas a vida é o que é e não o que devia ser para que o mundo fosse melhor. Como montijense sinto-se agradecido pela atenção prestada ao meu conterrâneo e neste momento só posso dizer Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Honrou e dignificou a nossa terra. Retribuir a sua dedicação à terra é obrigatório!
    Que descanse em paz!

    ResponderExcluir
  3. Conforme referi no comentário anterior, tenho a honra de dar à estampa neste blogue o soneto que dediquei ao Dr. Barata na homenagem que teve lugar no dia 27.03.2004, nos Bombeiros Voluntários de Montijo:

    Homenagem ao Dr. João Barata,
    com toda a estima e reconhecimento,
    pelo seu contributo para sarar o
    sofrimento humano

    HOMEM DE BEM

    Viver, só por viver, é quase nada!
    É passar, sem dar passos, nesta vida!
    É não sentir a fresca madrugada!
    É nunca ser memória, por esquecida!

    Há homens que marcaram sua estada
    Num gesto, num labor, curando a ferida
    De outros, que na hora indesejada
    Tiveram que ao tormento dar guarida

    Ser médico é ser mais qu' outro qualquer!
    É viver em missão de amor presente!
    É ser maior na própria humanidade!

    É um destino. E não o é quem quer!
    A sua rota só a Deus pertence!
    Sua grandeza está na humildade!

    Joaquim Carreira Tapadinhas - Montijo, 27 de Março de 2004

    ResponderExcluir