quinta-feira, 13 de junho de 2013

Moinho de Maré

O que fazer com este moinho?


O Moinho do Cais é um dos cinco moinhos de maré de Montijo. Edificado no séc. XVII(?) foi reconstruído no século XXI. Dos outros restam as ruínas ou alguns vestígios.
 
 
 
Porta de acesso ao interior do moinho

 

A Cruz de Santiago remete-nos para as origens de Montijo
 
 
O moinho é alimentado pela caldeira. Porém, esta nunca funcionou devidamente porque não foi restaurada a comporta.
 
 
 
Interior do moinho.
 
 
 
Interior do moinho. Zona das mós. Por falta de manutenção só labora uma.
 
 
 
O Cais dos Vapores visto do interior do moinho
 
 
 
Expositor com achados arqueológicos adquiridos durante as obras de reedificação.
 
 
 
 
A caldeira do moinho. Num tempo em que o rio corria despoluído, em que os botos o visitavam e as ostras se apanhavam às mãos cheias, a caldeira do moinho, contava o velho ti Zé da Areia, último zelador daquele engenho, servia de praia abrigada para as senhoras de Montijo. Depois, recebeu animados convívios e almoços e guardou os apetrechos dos pescadores. A partir da década de oitenta, começou a degradar-se de forma preocupante e acabou por ruir.
Hoje, passados poucos anos sobre a sua reedificação, apresenta já algumas marcas preocupantes resultantes da falta de manutenção. Por outro lado, a prometida arborização  daquela área não foi realizada, nem se cuidou de dotar aquele espaço com os equipamentos mínimos exigíveis a equipamentos públicos. Por exemplo, não há casas de banho. Os trabalhadores - ou quem o visita - têm de recorrer à hospitalidade do café mais perto, que ainda é distante, em hora de aflição.
Ainda assim, aqui fica o convite - Visite o Moinho do Cais.
 
 
Ruky Luky

Nenhum comentário:

Postar um comentário