sábado, 29 de junho de 2013

Padaria Taboense

«Não há melhor em Lisboa»


A «Padaria Taboense», situada na Rua Miguel Pais, a dois passos da Praça da República, foi inaugurada no dia 29 de Maio de 1909. Segundo notícia da época, era «uma luxuosa padaria que, diga-se em abono da verdade, não há melhor em Lisboa.»
 

O interior do edifício, construído para aquele fim, é revestido de admiráveis azulejos. 

A «Padaria Taboense» representava, em 1909, o que de mais moderno se poderia exigir aos estabelecimentos do género, pois tinha «cozinha com um magnífico fogão, quartos, «retraite», bacia para lavagens e outras comodidades para os empregados o que infelizmente não se usa em toda a parte.»

A padaria acabou por encerrar, cerca da década de oitenta. Já no século XXI,  Paulo Rainho Balsinha, padeiro, adquiriu-a. Manteve o primitivo forno a lenha, dotou-a de novas comodidades e, em 12 de Maio de 2005, a «Padaria Taboense» reabriu as suas portas, com uma variada oferta de tipos de pão e de padaria.

Anúncio publicado por altura da inauguração. A padaria, entre outros produtos, oferecia «Flautas, carcaças, bolachas, biscoitos, artigos de pastelaria, cervejaria e vinhos finos.»
Deve-se terminar este apontamento do mesmo modo que findava a notícia da sua inauguração: «Aos proprietários da Padaria Taboense apetecemos todas as prosperidades do que são muito dignos.»


Ruki Luki









Nenhum comentário:

Postar um comentário