quarta-feira, 26 de junho de 2013

Moquitos?


Só na Sibéria!


A Sibéria foi a primeira e única leitaria de Montijo, localizada a dois passos da Praça da República e vizinha do Mercado Municipal. 


A Sibéria é, também, um dos estabelecimentos mais antigos de Montijo e o mais estreito - a sua fachada terá cerca dois metros de largura.
 
 


Há cerca de setenta anos, César Silva, impressionado com o que vira pela Europa por onde andara emigrado, resolveu abrir a primeira leitaria de Montijo, local onde os produtores de leite passaram a entregar o leite, que, depois, era vendido por César Silva e pelo filho, à medida, de porta em porta.
Com os conhecimentos que adquirira no estrangeiro, César Silva passou a fabricar gelados, constituindo a primeira geladaria de Montijo, usando como matéria prima leite puro e a fruta da época. Não havia nem corantes nem conservantes. Era um gelado caseiro, 100% natural. Os clientes podiam optar pelos moquitos - gelado tipo rajá - ou pelo convencional gelado em copo.
 
 
 
António Silva, foi o braço direito do pai.
Em 1955, ano em que se iniciou o funcionamento do Posto de Leite municipal, criado para zelar pela qualidade do leite, os produtores passaram a entregá-lo naquele estabelecimento.








Apesar do transtorno causado pela abertura do posto de leite, a Sibéria resistiu continuando oferecer os seus serviços de gelataria e de café. 
Lúcia Silva, (ao fundo) viúva de António Silva, actual proprietária da leitaria, oferecia um delicioso e inigualável bolo de milho, com o formato do bolo de arroz,  e no estabelecimento encontrava-se também a famosa rocha, um bolo com frutas cristalizadas, que tinha o tamanho de uma roda de tractor, permita-se o exagero. Comer uma rocha era ficar alimentado para o dia.
 
 
Quando a cidade começa a despertar, já a D.ª Lúcia, mais a sua simpatia, tem a porta da Sibéria aberta, que a faina no Mercado Municipal é madrugadora e quem ali trabalha é cliente da leitaria.
Ouvirá, por vezes, talvez, a algazarra que lá não está, de um tempo em que os fazendeiros entregavam as suas vasilhas de leite à porta do estabelecimento, que, por ser tão exíguo, não as podia guardar nem tão pouco receber quem ali as  ia entregar.
Qual o tamanho de um estabelecimento?
 
 
 
Ruky Luky

2 comentários:

  1. Esta história dos sorvetes da Sibéria começa perto da escola primária onde hoje está instalado o posto do PSP. A casa era mais ou menos onde esteve a ourivesaria Rumor. O sr. César e a família, de inverno vendiam castanhas assadas e de verão fabricavam e vendiam sorvetes. Depois é que fundou a Sibéria naquela casa estreita mas bem localizada. Gente boa e trabalhadora que julgo vieram do Norte.

    ResponderExcluir
  2. Mais um lugar mítico da nossa terra, que corre o risco de desaparecer por força das circunstâncias. E todos os que tivemos a sorte de um dia lá ir comprar um "rajá", ficaremos apenas com a sua memória... Mas que esses dias venham longe, muito longe!

    ResponderExcluir