terça-feira, 26 de março de 2013

Manuel Giraldes da Silva

Musas e Poesia

No sonho do homem cabe
Todo o domínio que quer;
Mas desvendar nunca sabe
A alma duma mulher...


As cartas de amor mais belas
Marcam as almas melhor...
As minhas nem sabes delas
As tuas sei-as de cor!...

Quando Deus criou o mundo
teve um sonho de grandeza:
Foi com desvelo profundo
Pôs na mulher a beleza.

Meu amor, quando chegares,
Não batas, não digas nada,
Porque assim que tu entrares
Fica a casa iluminada.

Mas só te quero pedir
Que não entres de repente...
Pois tanta luz a fulgir
Até quase cega a gente...
 

Se vens de branco vestida,
Da cor que a candura atesta
Tão simples, nada garrida...
Eu dou-te um beijo na testa.

Se vens de preto, elegante,
Pisando com distinção...
Em curvatura galante,
sorrindo, beijo-te a mão.

...Mas se é vermelho de cor,
A minha alma fica louca,
E dou-te ardente d'amor
Um longo beijo na boca.

Cativa?!...ousas dizer!
Cativa, diz, de quem?
Se cativo do teu ser
Ando cativo também!





À tua porta bati
Perdido no meu caminho,
E bem feliz me senti
Da esmola do teu carinho.
 

Não prendam nem um momento
As aves são p'ra voar.
É ave meu pensamento
Deixem-no livre sonhar.

O verso quando se sente
Não custa nada a escrever
É como a água corrente
Que desliza sem saber.


Manuel Giraldes da Silva [27.05.1898 - 37.11.1974] , poeta popular montijense,foi também um admirável fotógrafo amador.
Nesta publicação legendamos fotografias de amigas suas, captadas na década de 20, com com algumas quadras que o poeta escreveu alguns anos mais tarde.
As fotografias foram reveladas pelo autor, que dispunha de uma banal máquina fotográfica.
As obras de Manuel Giraldes da Silva, a poética e a fotográfica, bem merecem ser divulgadas.

Ruky Luky




Um comentário:

  1. A sensibilidade de quem trata as poesias e as fotografias com tanto a propósito, apesar da distância no tempo, e o enquadramento entre as personagens e a mensagem poética, é merecedora da nossa admiração, porque tudo está inserido numa estética perfeita que só de um artista pode emanar. Parabéns pela difusão e alargamento da obra de arte.

    ResponderExcluir