segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atalaia

O Cruzeiro Renascentista


«O cruzeiro fronteiro à capela, na distância de 220 metros, é formado de pedra lioz, no estilo gótico-bizantino, vendo-se do lado do nascente, no capitel, um baixo-relevo, representando a imagem de Jesus Cristo, e no do poente a de Nossa Senhora da Piedade.
Sobrepõe este cruzeiro uma cúpula, sustida por quatro colunas ligadas com varões de ferro. Na base da cruz se lê a inscrição: «Este cruzeiro mandou fazer a confraria de Lisboa, 1551», e no pedestal da coluna esquerda, do lado do poente, a seguinte: «Esta mesma obra mandou fazer a confraria de Lisboa, era de 1551.(In Narrativa Histórica da Imagem de Nossa Senhora de Atalaya - Manuel Frederico Ribeiro da Costa - 1887)- (Foto - Final do séc. XIX/princ. séc. XX)».
 
Aspecto do cruzeiro na década de sessenta.



Em 1987, o cruzeiro foi envolvido por uma caixa de cimento, para melhor protecção.


Aspecto actual do cruzeiro. «Depois de alguns autores oitocentistas o incluírem no compartimento artístico gótico-bizantino (...) uma análise mais cuidada do cruzeiro da Atalaia permite perceber a introdução de formas renascentistas. (In "Património Artístico-Cultural do Montijo - II - Paulo Almeida Fernandes et alia)
 
 
Ruky Luky






















 

Um comentário:

  1. É muito útil trazer à ribalta todos estes documentos históricos que representam o nosso passado. Estes símbolos têm para lá da aparência e estrutura uma representação da nossa vida de antanho que seria muito útil aprofundar para nos conhecermos hoje melhor. Só que esse propósito não existe nos actuais mandantes, porque julgam que são eles os marcos da vida actual. Um dia, tudo isto será repescado, porque sempre é tempo de encontrar as raízes.

    ResponderExcluir