sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Jorge Vaz de Carvalho vence prémio Jorge de Sena 2010

Jorge Vaz de Carvalho venceu o Prémio Jorge de Sena 2010, com a obra ‘Jorge de Sena - 'Sinais de Fogo' como romance de formação’, foi esta sexta-feira divulgado.

Instituído pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e com o patrocínio de um mecenas anónimo, o prémio, no valor de 5000 euros, foi atribuído no final de Janeiro por unanimidade, disse à agência Lusa fonte do CLEPUL.

Presidido pela catedrática Margarida Braga Neves, o júri integrou ainda os professores Fernando J. B. Martinho e Maria Isabel Rocheta. A cerimónia de entrega do prémio não está ainda agendada.
Para o júri, aquela obra de Jorge Vaz de Carvalho, que partiu de um "conhecimento íntimo, abrangente e aprofundado do conjunto da produção 'seniana', lança uma nova luz sobre o romance póstumo 'Sinais de Fogo' (1979), que se situa na tradição do 'Bildungsroman' (romance de formação) e 'küsntleroman' (romance de artista)".

"Trata-se de uma tese universitária solidamente arquitectada que vem acrescentar ao património crítico português uma perspectiva doravante imprescindível para o estudo de uma obra de repercussão universal", lê-se na declaração do júri, a que a agência Lusa teve acesso.
A obra premiada, ‘Jorge de Sena - 'Sinais de Fogo' como romance de formação’, foi editada pela Assírio & Alvim.

Jorge Vaz de Carvalho é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Literaturas Comparadas pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica de Lisboa, onde lecciona.
Como autor tem obras editadas de poesia, conto, ensaio, além de traduções.

Durante algum tempo, Jorge Vaz de Carvalho - que iniciou estudos musicais em criança - trocou a actividade docente pela de cantor lírico, tendo-se estreado como barítono, em 1984, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.
Desde aí tem cantado em óperas de Mozart, Puccini, Donizetti, Verdi, Rossini, Bizet, Gounod, Massenet e Wagner, não só em Portugal como na Austrália, Bélgica, China em Macau, na Croácia, em Espanha, França, Israel, Itália e no Japão.

Cantor ecléctico, o seu repertório inclui ainda opereta e musical americano, apresentando-se com regularidade em recital.
Em concerto, tem como repertório principal compositores do barroco à música contemporânea.

Foi colaborador e consultor artístico do Círculo Portuense de Ópera, tendo encenado, no Coliseu do Porto, as óperas ‘La Bohème’, de Puccini, e ‘Carmen’, de Bizet.
Entre 1999 e 2006 foi director-geral e artístico da Orquestra Nacional do Porto e, entre 2005 e 2007, presidiu a Direcção-Geral das Artes.

(Com a devida vénia ao Correio da Manhã)


Um comentário:

  1. Quero felicitar o Dr. Jorge Vaz de Carvalho pelo prémio de mérito alcançado. É uma honra para o próprio e para a nossa terra. Estes acontecimentos valem eternamente, por isso, mais que duas rotundas ou outros efémeros actos.
    O Jorge está de parabéns e a sua família e o Montijo também.

    ResponderExcluir