Das Festas a que todos hão-de ir
[Repositório das Festas que houve em Montijo]Praça da República, 1903. Festas do Divino Espírito Santo, orago de Aldegalega do Ribatejo |
Aldeia Galega do Ribatejo integrava então o concelho dos Lugares do Ribatejo, que era constituído por minúsculas póvoas ribeirinhas da orla transtagana em poder da Ordem de Santiago. Todas elas tinham em Sabonha, um lugarejo entre Montijo e Alcochete, hoje denominado S. Francisco.
As festas em honra de Nossa Senhora de Sabonha cumpriam o calendário das romarias medievais bem descritas no cancioneiro português, com profundo sentimento religioso.
A distância que separava a localidade das demais e a construção de novas igrejas próximo mais próximas das populações são algumas das causas que explicam que os fiéis tivessem deixado de concorrer à igreja de Santa Maria de Sabonha.
Divino Espírito Santo [séc. xv-xx] - A Igreja do Divino Espírito Santo foi construída no século xv, sendo de admitir que, nesta data, já se celebrava a festa em honra do orago de Montijo, topónimo que se adopta por economia de meios.
No século xvi, existiam, em Montijo, as seguintes confrarias: Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora da Atalaia dos Barqueiros, Hospital do Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário, S. João, S. Pedro e Fiéis de Deus.Cada confraria celebrava o dia consagrado ao seu patrono, entre a devoção religiosa e o prazer profano, que era levado a preceito, de tal monta que a Ordem de Santiago se viu obrigada a disciplinar as celebrações «pelos excessos que se fazem no gasto do comer à custa das confrarias», determinando que, doravante, «se não possa gastar mais à conta da confraria em festa alguma de dois mil réis.»
A Festa do Divino Espírito Santo foi, atá ao início do século xx, a mais importante de Montijo.
Na reunião municipal de 19 de Maio de 1841, ficou deliberado que «hoje avante esta Câmara e as futuras sejam protectoras daquela festa concorrendo com os meios precisos para se festejar o Orago da freguesia, que de ora em diante deverá a despesa daquela festa ser em toda a consideração para esta Câmara.» O Vereador Fiscal ficou encarregado de «promover quanto puder para que a Festa ao Espírito Santo se faça com equidade possível e bom arranjo.»
A par do apoio da edilidade, as Festas do Divino Espírito Santo sofreram as vicissitudes dos tempos e as mudanças dos homens e foram marcadas pela irregularidade na sua comemoração.
No início do século xx, após três anos de interregno, uma comissão popular decidiu reatar a tradição e realizaram as Festas do Divino Espírito Santo, que cumpriram um variado programa, do qual se destacou procissão, que saiu acompanhado por três bandas de música; a música cantada; a quermesse; as iluminações à veneziana e à moda do Minho, fogo-de-artifício, concertos arraial e tourada.
No ano seguinte, não se realizou a festa por desacordo entre os membros da comissão de festas e, em 1905, a festa foi cancelada devido à morte do presidente da câmara.
Com a implantação da República, em 1910, as Festas do Divino Espírito santo deixaram de ser celebradas.
Em 1923 e 1924, a Sociedade Filarmónica voltou a realizar as Festas sob a invocação do Divino Espírito Santo, que soaram como o canto do cisne da celebração.
S. João [séc. xvi-xxi] – No século xvi estava instituída na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo a Confraria de S. João, que celebrava o dia do seu patrono. Pouco se sabe destas festas e durante séculos se perderam as referências às comemorações em honra deste santo.
Na reunião da Câmara Municipal de Aldegalega, de 22 de Junho de 1839, a vereação considerou «ser grave o prejuízo danificar-se a calçada arrancando dela pedras e sendo costume alguns moradores desta vila nas noites de S. João, S. Pedro e S. Marçal arrancarem pedras da mesma para afincarem pinheiros para fazer fogueiras (…)».Exceptuando uma ou outra notícia sobre as fogueiras de S. João, as notícias vão rareando.
Em 1903, já as comemorações eram consideradas «muito insulsas», limitando-se às «tradicionais fogueiras, bichinhas, estalidos e depois dos bailes do badagulho.»
Mais tarde, em 1917, um dos jornais da vila garantia que «acabaram já nesta vila os divertidíssimos bailes populares a que o vulgo chamava de “badagulhos”. Só dois, e de bem triste aparência, há este ano. E são demais para a concorrência.»
Nos “badagulhos, «relatavam-se em canções destrambelhadas os acontecimentos mais notáveis da localidade, numa espécie de revista do ano que servia de crítica e documentário ao mesmo tempo [e onde] ao som de avinhadas vozes as moçoilas em grande roda, de braço dado com o seu derriço, lá iam em tropel, cantando ao desafio.»
Encerraram-se os “badagulhos”, apagaram-se as fogueiras e, hoje, só por mera brincadeira juvenil, talvez se veja ainda a crepitar alguma fogueira pelo S. João.
S. Sebastião [séc. xvii-xx] – A Ermida de S. Sebastião, que «fez o concelho por sua devoção», foi a primeva igreja de Montijo, e já estava edificada no século xv, em Aldeia Velha, principal núcleo de Aldeia Galega habitado por camponeses (homens da terra).
Em 1614, os mancebos solteiros por considerarem que o bem-aventurado Mártir S. Sebastião não tinha Confraria nem Irmandade na qual fosse servido e festejado e que a sua igreja estava danificada e arruinada e o seu altar sem ornamentos e tudo abandonado, determinaram tomar o santo mártir por «seu protector e advogado.»
Nos termos do “Compromisso da Irmandade do Bem Aventurado Mártir S. Sebastião Instituída pelos Mancebos Solteiros Desta Vila de Aldegalega do Ribatejo na Igreja do Santo Mártir, Que Foi Freguesia”, que foi confirmado por Alvará de Filipe II, em 20 de Fevereiro de 1615, «em cada ano, a 20 de Janeiro, no mesmo dia do Santo se faça a sua festa [constando esta] de Missa Cantada, Pregação e Procissão Solene da Igreja Matriz até à casa do Santo.»
São escassas as notícias acerca destes festejos.
Em 1903, «uma comissão composta pelos senhores João Soares Canastreiro Sobrinho, António Joaquim da Veiga, Manuel dos Santos Rosa e José Cândido Anunciação deliberou fazer os festejos de S. Sebastião, que há muitos anos não se faziam.»
Perderam-se as notícias e a tradição.
Em 1980, por vontade dos moradores das Ruas Joaquim de Almeida e Miguel Bombarda realizaram-se umas festas, de cariz profano – comes-e-bebes, largadas e música -, que se denominaram “Festas Populares de S. Sebastião” contrapondo-se às Festas Populares de S. Pedro.
Tratou-se de um gesto de rebeldia dos moradores daquelas artérias que não aceitaram a deslocalização das largadas, que habitualmente ali se faziam, para o Bairro dos Pescadores.
Celebrado um acordo de cavalheiros entre as partes desavindas e regressadas as largadas ao local habitual, as Festas Populares de S. Sebastião celebraram-se pela última vez em 1986.
Nossa Senhora da Piedade [séc xvii-xx] - «Era no penúltimo domingo do mês de Agosto, que se realizava a feira da Piedade, na praça, junto à Igreja Matriz.
No lado norte, a poente desta praça, armavam as barracas de quinquilharias e algumas de repasto; do nascente, a então conhecida barraca da Júlia, de queijadas, bolos e refrescos, que era frequentada pelas pessoas mais em evidência da vila. E no sul, na direcção da rua Direita à rua da Praça, as bastantes barracas de repasto.Ao canto da praça, também do lado sul, armavam os circos de ginástica e cavalinhos.
Passados três dias, desmanchavam as barracas e iam armar na Atalaia.» - Testemunho de Cândido Ventura – 1859-1953.
As Festas em honra de Nossa Senhora da Piedade tiveram notoriedade até ao século xix e eram organizadas pelos Festeiros da Festividade de Nossa Senhora da Piedade que requeriam à câmara municipal o produto do terrado da feira para ser aplicado na festa..
A última notícia deste evento remonta a 23 de Agosto de 1903. Segundo o jornal “O Domingo” os festeiros «aproveitaram as barracas por ocasião das festas do Espírito Santo» e a comemoração tinha corrido «animadíssima».
Festa da Terra [séc. xviii-xx] – É uma reminiscência do Círio (do terramoto) de Aldeia Galega, instituído em 1755, em homenagem a Nossa Senhora da Atalaia por ter salvaguardado a vila do terramoto.
Festa religiosa – procissão e missa – e profana – arraial, quermesse, cavalhadas, bailes, descantes, corridas de sacos e, mais tarde, de bicicletas, e muitos outros divertimentos.Celebrava-se em Atalaia, no mês de Novembro e durante dois dias.
Há notícia da realização desta feita até aos primórdios do século XX.
Nossa Senhora da Conceição [séc. xix] – A festa realizava-se em Maio, durante dois dias. Além da devoção religiosa, incluía no seu programa o arraial.
Nosso Senhor Jesus dos Aflitos [séc. xix-xx?] – Local de devoção dos pescadores, a ermida de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos, localizada na Quinta do Saldanha, ainda hoje, os recebe na lavagem efectuada no dia de S. Marçal. No século xix, ali se realizava uma festa de cariz popular, cuja origem se desconhece. Em 1902, após seis anos de interregno, houve uma tentativa malograda para as voltar a realizar. Quando já estavam «assentes algumas barracas de comes e bebes e outras» e se esperava «grande afluência do povo», o mau tempo ditou a sua lei.
Sestas [séc. xix?-xx] – Na segunda-feira dos Prazeres era costume assinalar-se o dia da Senhora dos Prazeres partindo as famílias para o campo acompanhadas de farnéis para assinalarem a entrada das sestas. A generalidade dos estabelecimentos comerciais encerrava, à tarde, «em consequência dos seus proprietários quererem ir passear com as suas famílias o resto do dia ao campo.»
No regresso, a animação era geral e os grupos entravam na vila a entoar canções, a tocar e a dançar.Dia da Espiga [séc. xix-xxi] – Na quinta-feira da ascensão do Senhor, «foi muito povo passear ao campo. Por toda a parte se merendava com alegria. Pobres e ricos todos emigraram para os campos em bandos ruidosos de alegre convívio, a fim de colherem a espiga.
A celebração é, hoje, muito restrita, mas ainda é assinalada, havendo quem se dirija à Atalaia para apanhar a espiga, ramo composto por três espigas de trigo, três malmequeres, três raminhos de oliveira e três papoilas.Judas [séc?-xx] – Pela Páscoa recordava-se a traição de Judas a Jesus Cristo. A tradição mantém-se até ao século xx, pendurando-se bonecos em postes que eram depois espancados e queimados pela garotada que, «armada de bons cacetes, invadia as ruas por onde passava depois de os sinos terem repicado.»
A implantação da República esfriou o entusiasmo popular para representar a morte do discípulo traidor de Cristo.
Festa da Fruta [séc. xx] – Festa organizada pela Banda Democrática 2 de Janeiro, a partir de 1921, entre os meses de Setembro e Outubro. O programa das festas cumpria-se usualmente com a exposição de frutas, concertos e um pic-nic a Rio Frio. A festa realizava-se na Praça 1.º de Maio.
Extinguiu-se no início da segunda metade do século xx.
Grandes Festas de Montijo [séc. xx] - Corresponderam ao desejo de recriação de umas festas semelhantes às do Divino Espírito Santo, que ainda perduravam na memória das gerações mais antigas. As festas só se realizaram em 1935, entre os dias 6 a 16 de Julho. Além dos elementos tradicionais em qualquer das festas já assinaladas, destacou-se a 1.ª Exposição Regional de Montijo e, do ponto de vista religioso, assinalou-se a organização de uma procissão, acontecimento que se não registava desde a implantação da República.
Porque se fala de Festas, aquui deixo um pequeno comentário, sobre algo que sempre me desagradou na organização.
ResponderExcluirNesta minha terra, não se aprende com a asneira. Mais ano e volta-se ao mesmo com a colocação das barreiras para as largadas. Não bastasse colocá-las com esta antecedência, completamente desnecessária, também não há a menor preocupação com quem tem de usar a Rua Joaquim de Almeida, por estes dias.
Veja-se a aberração junto à Infal: dum lado a barreira entra pela faixa de circulação, reduzindo-a a metade; do outro lado ocupa todo o passeio, obrigando os peões a vir para a "estrada".
Caros senhores, lembrem-se que existem invisuais, deficientes que usam cadeiras de rodas, mães que transportam os filhos em carrinhos, idosos com dificuldade em se moverem!
Agora, façam lá o favor de remediar o erro, que se tem repetido todos os anos, e facilitem a circulação! Afinal, aquelas barreiras colocam-se num instante, para quê esta pressa?...
Gosto · .
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