segunda-feira, 14 de maio de 2012

Homens em  Cuecas na Vila
Coisas e Loisas do Futebol e de outros jogos em Montijo

Sem qualquer preocupação de sistematização, mas à laia de simples diálogo, vou transcrever alguns factos, que me parecem interessantes, sobre o desporto e os jogos, no final do século XIX, princípio do século XX, em Montijo.

Emblema do Aldegalense Sport Club
Chinquilho e Laranjinha - 1846
A referência concelhia mais antiga está estampada num ofício do Governo Civil, de 1846, que informa que não pode ter lugar à cobrança do pagamento de selo no montante de 6.400 reis em cada ano as licenças concedidas para os jogos denominados Chinquilho e Laranjinha. Isto é, embora, hoje, o chinquilho se jogue livremente começou por ser um jogo sujeito a licença administrativa.
Jogo da Bola - 1862
No final do século XIX, apareceram vários jogos denominados de Jogos da Bola, não tendo sido possível identificar a que jogo se refere a participação do zelador municipal, de Julho de 1862, de que os donos do Jogo da Bola estacionados na vila não tinham licença, desde que “tal estabelecimento puseram.”
Eram os donos do Jogo da Bola, José Grego, residente no Bairro das Apostas; Joaquim Rodrigues Pinto, residente no Beco do Forte, e Florêncio Mão Férrea, (…) residente na Rua Direita.
Bilhar em Canha – 1863
Em Julho de 1863, o Regedor da Paróquia de Canha informava o Administrador do Concelho de Aldegalega do Ribatejo que um dos bilhares existentes na freguesia estava encerrado desde Abril, e o outro, cujo dono era Manuel Miguéns procedia à renovação do licenciamento.
Emblema do 11 Unidos Foot-Ball Club
Prova de Ciclismo – 1906
A primeira prova de ciclismo a ligar Aldegalega do Ribatejo a Almada foi organizada em 1906 e nela participaram José Cipriano Salgado Júnior, Avelino Marques Contramestre, Aurélio João da Cruz e José Augusto Saloio. Os ciclistas partiram às 7H00 da manhã. No dia seguinte, às 11H00, partiram de Almada de regresso a Aldegalega.
Em 1912, o Aldegalense Sport Club organizou outra corrida de bicicletas, em que participaram 5 ciclistas. O percurso percorrido foi: Praça da República, Estrada da Atalaia, Passil, Entroncamento e Alcochete.
As primeiras bicicletas apareceram em Aldegalega, em 1895. Nessa altura, à noite, um empregado de uma comercial lisboeta, promovia a divulgação e venda de bicicletas e ensinava as pessoas interessadas a «montar, pedalar e a equilibrar», conseguindo, assim, vender 10 bicicletas.

Raid Burrical – 1909
Quem não tem carro diverte-se com o burro, assim pensou o Aldegalense Sport Club que, em Junho de 1909, realizou um raid de burro.

Atletismo – 1913
A institucionalização do Aldegalense Sport Club dotou a vida de uma associação vincadamente desportiva.
Em Outubro de 1913, o ASC realizou, na Praça da República, umas corridas pedestres, assim classificadas: de velocidade – 100mts; de resistência, 40mts; saltos em altura – com balanço e sem balanço; saltos em comprimento – com balanço e sem balanço; e lançamento de peso.

Equipa de futebol de Aldegalega, provavelmente, na década de 20. Alguns jogadores usavam cintos para prender os calções - ou as cuecas?
Futebol - 1915  
A partir da primeira década do século XX, o futebol passou a prender a atenção dos aldeanos, que improvisavam campos de futebol, onde houvesse um terreno com aptidões para a prática do “novo” desporto.
Os primeiros encontros terão sido realizados entre equipas locais, e os primeiros fora do concelho tiveram o Alcochete Foot-Ball Club como adversário. No jogo em casa, o ASC ganhou 4 – 0 ao AFC e ao deslocar-se à casa do AFC o ASC registou nova vitória, desta feita por 6 – 3.
O jornal local louvava a realização dos jogos de futebol, «pois eles são de grande utilidade, tanto sobre o ponto de vista instrutivo como educativo, baseando-se sobretudo no desenvolvimento da nossa raça que desgraçadamente tão definhada se encontra pela falta de exercícios.»
Equipa de futebol do 11 Unidos Foot-Ball Club - 1932
Futebol – 1925 – Trecho de notícia
«No domingo passado o delegado do governo neste concelho deu-lhe para embirrar com os jogadores de foot-ball que seguiam para o campo de jogo em cuecas e camisola, mas com o casaco vestido, com absoluta decência. Queria aquela autoridade impedir que os rapazes atravessassem as ruas naquelas circunstâncias.»
A notícia finaliza: «os rapazes não se importaram com a proibição da autoridade e foram equipados para o jogo.»
                  A Liberdade, 25.05.1924

Despesa com um desafio de futebol – 1929
Despesa feita com o árbitro ……………………............40$00
Despesa feita com o árbitro (Hotel)………..............15$00
G.N.R. …………………………………………………….............23$10
Marcação do campo……………………………….............16$00
Papel plissado para a montra do Mosca…............. 6$00
Programas………………………………………………...........40$00
Selo para os programas………………………………………1$00
Despesa feita com o placard……………………………….6$00
Taça………………………………………………………………….83$00
Vinho (branco ou abafado) para os jogadores ……9$60

Campo de Futebol do Aldegalense Sport Club - parte poente do actual Parque Municipal. Em primeiro plano, fora do estádio, uma antiga fábrica e, mais distante, a Igreja do Divino Espírito Santo

Brevemente, publicarei novos factos sobre o desporto em Montijo.

Ruky Luky








3 comentários:

  1. Uma delicia, estes factos históricos. Que riqueza temos e tão esquecida. Apenas um comentário - os custos com um jogo de futebol. Taça cara. e o vinho barato. Faz-me lembrar uma historia passara em Coimbra, com a então Académica (anos 60/70) e o roupeiro era o Teixeira (que Deus o tenha) e numa saída da AAC que esta ganhou, deram 20$00 ao Teixeira para comprar pão e vinho para os jogadores. Chega o Teixeira com 19$50 de vinho e $50 de pão. Perguntam os jogadores: "Ó Teixeira, para que é tanto pão?". Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Pena não se saber quanto tempo de morou a ligação até Almada, na prova de ciclismo. Repare-se que, já em 1929, o árbitro era uma das despesas principais do jogo! Tal como agora, se calhar até era dispensável...
    Contava-me o meu pai, fervoroso adepto do Onze Unidos, que o Clube chegou a disputar o acesso ao 1º escalão do futebol "indígena". Ao que parece, terão acontecido factos estranhos que impediram a subida e, mais tarde, levaram ao "desaparecimento" do O.U.F.C.. A fusão com o Aldegalense, d
    e que nasceu o Clube Desportivo de Montijo, fez correr muita tinta na vila e também algum sangue, literalmente!

    ResponderExcluir
  3. Estes documentos são um manancial de informação muito interessante e
    enriquecem a nossa história local. A fábrica que é apresentada ficava nos terrenos onde o João Afonso construiu uns blocos habitacionais, perto às actuais instalações das Finanças. Era de um galego, que também foi dono de um espaço onde se realizaram espectáculos de teatro e cinema mudo. Tenho em mente que havia reclame aos produtos e à fábrica, nas décadas 10 e 20 do século passado, na imprensa local. Quanto ao futebol, o ONZE UNIDOS disputou uma poule para entrar na 1.ª divisão, no ano que a ela ascenderam o Sporting de Braga e o Lusitano de Vila Real de Santo António, correndo nos bastidores a fama que alguns dos jogadores do ONZE UNIDOS, se venderam, pois ao fim da 1.ª volta estavam qualificados. São possivelmente histórias.

    ResponderExcluir