“Os meus jogos”
Quando saímos da aula, nos intervalos, vamos logo brincar para o
pátio. Não brincamos todos ao mesmo jogo, porque somos muitos; e, como isso não
pode ser, formamos pequenos grupos.
Uns meninos jogam ao
berlinde, à cova ou ao abafador; outros jogam ao eixo simples, ao eixo corrido
ou ao eixo em pé.As meninas gostam mais de brincar à cabra cega, aos quatro-cantinhos, às cinco pedrinhas e também saltam à corda e dançam à roda, a cantar e a bater palmas. Há meninos que só querem divertir-se ao jogo do aeroplano, ao jogo do homem ou ao jogo da barra.
Outros estão sempre a jogar à bilharda, ao diábolo ou ao pião. Alguns meninos rodam tão bem o pião que ele até parece que fica a dormir.
Os mais pequeninos brincam às escondidas, ao trapo queimado e, às vezes, estão sentadinhos a jogar o loto das cores ou o dominó de flores ou dos frutos. Entretêm-se muito com estes brinquedos. Também gostam de brincar com o arco. As meninas jogam muito às graças: isto joga-se atirando uns arquinhos ao ar.
Os alunos mais adiantados já se entretêm com o jogo da bola, mas não devem jogar durante muitas horas no dia, como muitos meninos fazem, porque isso estraga a saúde.
O nosso professor só deixa jogar a bola aos meninos mais fortes e só pouco tempo em cada dia.
Depois do jogo da bola, os alunos ficam muito cansados, e o nosso professor não os deixa beber água, logo a seguir, porque lhes faria muito mal.
Ele também nos diz que não se deve jogar muito a bola, porque com este jogo se rompe o calçado, e os nossos pais não podem estar sempre a mandar consertar os sapatos. Alguns meninos até ficam, depois de acabarem as aulas, a jogar na rua. Isto não é bonito, porque incomodam as pessoas que passam, e podem sujar-lhes o fato.
***
Correr e saltar, meu paiDiz que é um bom exercício;
Mas estudar as lições
É preparar bom ofício.
In “Leituras” Ensino Primário Elementar – II Classe, Manuel Subtil e Cruz Filipe, Faria Artur e Gil Mendonça – 54.ª edição -1941 – Livraria Sá da Costa – Editora - Lisboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário