Esta área do parque é utilizada pelas crianças para jogarem futebol. As arestas agressivas estão ao nível das suas cabeças.
É sabido, de tempos imemoriais, que no Inverno os dias são mais curtos, isto é, escurece mais cedo. As casas de banho públicas sem luz tornam-se inseguras, mesmo às 17H00, quando a noite já se anuncia. Há mais de um mês que a casa de banho do parque não tem luz. O problema não está em acertar no buraco, antes reside na possibilidade de encontro com algum meliante ou com alguma seringa.
O brasão simboliza o estado a que chegou o revestimento vegetal do parque municipal e o estado deplorável em que se encontra o Parque Municipal Carlos Hidalgo Loureiro é a grande metáfora da decadência de Montijo. Quem conheceu o parque, então apresentado como a sala de visitas de Montijo e orgulho dos montijenses, não deixa de sentir dó e revolta por verificar o desprezo a que está lançado aquele belo e aprazível espaço. Algo vai mal no reino de D.ª Amélia. Ao cair o pano sobre a gestão do seu "reinado" bem se pode afirmar que, afinal, apesar de toda a propaganda e demagogia, a rainha vai mesmo nua e o pretendente ao trono, jardineiro-mor do reino, se não soube cuidar do parque terá competência e engenho para cuidar do município? Salvemos o Parque Municipal Carlos Hidalgo Loureiro. Honremos o Montijo.
|
Infelizmente o abandono dos espaços públicos não é um caso isolado no Montijo, mas uma situação epidémica de grande parte do território nacional. Os responsáveis, pagos pelo esforço dos contribuintes, pensam que fazem um favor ao povo ao administrarem a res pública. Esquecem-se que são pagos para tal e que a sua obrigação como cidadãos é fazerem o melhor que possam. Um desencanto é assimilado pelos portugueses que pensam e sentem a sua pátria, ainda que temperado por alguns momentos de esperança. O nosso torrão não acaba, o país não acaba, o mundo não acaba,mas os tempos que correm e que se aproximam não são de bom augúrio. Os jardins que agora estão desprezados um dia hão-de florir porque alguns melhores que nós deles tratarão com o esmero que merecem as pessoas e as flores.
ResponderExcluir