quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Debates Selectivos no Clube Autárquico de Montijo?

Um "debate selectivo" sobre o futuro de Montijo?


«O Clube Autárquico realiza no dia 25 de Fevereiro, na Galeria Municipal, o primeiro de um conjunto de debates, no âmbito da iniciativa “Sementes para o Futuro”. Neste primeiro encontro o tema escolhido foi: “Montijo 2022 que futuro?”», segundo informação colhida no sítio da Câmara Municipal de Montijo.
A câmara municipal esclarece que «a iniciativa contará com a participação de cerca de duas dezenas de cidadãos, que foram selectivamente convidados para o debate em causa, tendo em conta as características do mesmo. (Sublinhado nosso).
Neste primeiro debate subordinado ao tema “Montijo 2022 que futuro?” foram convidados alunos e professores das Escolas Poeta Joaquim Serra, Jorge Peixinho e Escola Profissional do Montijo, além de empresários, autarcas e outras personalidades.»
Segundo a notícia avançada pela edilidade, «O desenvolvimento e o crescimento económico; a promoção da qualidade ambiental; a cultura, o desporto e o lazer” foram os temas escolhidos para promover a criatividade e a inovação dos participantes.»
Houve um tempo, em Montijo, em que os debates eram abertos à população. Anunciava-se o tema e o(s) oradores e remetiam-se os convites institucionais, mas era também lançado um convite à generalidade da população para se associar ao acto.
Montijo tem um elevado défice democrático, revelado na baixa taxa de participação eleitoral e na falta de são diálogo democrático.
Ao passar a fazer “debates selectivos” o que pretende a Câmara Municipal de Montijo? Não ganharia o concelho se, em são diálogo democrático, a população interessada pudesse reflectir sobre o futuro do seu município?
Dir-me-ão que a realização é da iniciativa do Clube Autárquico e não da Câmara Municipal de Montijo.
Porém, é bom lembrar três coisas:
1.      O Clube Autárquico do Montijo (CAM) é «um projecto consequente de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Montijo e a AFPDM», como consta da informação, na rede, da Escola Profissional de Montijo;
2.      Quem dirige o CAM é o assessor da presidente da câmara;
3.      O Clube denomina-se Autárquico e Municipal e não Académico.
4.      A Câmara Municipal de Montijo atribuiu à Escola Profissional um subsídio anual que deverá ser superior a € 434.344,00.
Estes laços unidos ao pendor “autocrático” da gestão socialista levam-nos, então, a interrogar se a realização do debate é da exclusiva responsabilidade do CAM ou se aquela não será partilhada com a Câmara Municipal de Montijo.
Venham lá os debates de portas abertas.
Ruky Luky


Um comentário:

  1. Esta agora. Quando comecei a ler o texto comecei a ficar interessada e até estava a pensar em ir se pudesse. Mas sendo assim...Há de facto um grande défice democrático e convidar pessoas que provavelmente só vão dizer aquilo que os dirigentes deste município querem só abona a favor dessa afirmação...Que vergonha.

    ResponderExcluir