segunda-feira, 22 de outubro de 2012

De Bicicleta ou de Burro?


 
Ainda hoje, e todos os dias, um idoso casal atravessa as ruas da cidade a caminho da sua quinta localizada no Seixalinho, montado numa carroça puxada por uma mula, emprestando à cidade a imagem de um tempo que se julgava desaparecido. (R. Manuel Giraldes da Silva)
O tempo ainda convida ao passeio ao ar livre, os burros estão em vias de extinção e as bicicletas, numa cidade plana como Montijo, não são tão utilizadas quanto deveriam ser devido à falta de respeito dos automobilistas.
Há 115 anos, os aldeanos aguardavam pela noite, momento em que chegava de Lisboa o empregado de uma casa comercial que vinha a Aldegalega apresentar o novo meio de transporte e de diversão – a bicicleta. A quem a comprasse o empregado ensinava a «montar, pedalar e equilibrar». Na altura foram vendidas 10 bicicletas.
Porém, só no início do século vinte se organizarão as primeiras corridas de bicicletas, em Aldegalega do Ribatejo.
Em 21 de Janeiro de 1906, José Cipriano Salgado Júnior, Avelino Marques Contramestre, Aurélio João da Cruz e José Augusto Saloio fizeram a primeira ligação Aldeia Galega/Almada.

Em Setembro do mesmo ano, organizaram-se provas de ciclismo, voltando as notícias da modalidade em 1912. Em Agosto deste ano, o Aldegalense Sport Club organizou uma corrida de bicicleta e os cinco concorrentes cumpriram o seguinte percurso: Praça da República, Atalaia, Pocinho das Nascentes, R. da Fábrica e Praça da República.
A bicicleta veio para ficar e até à primeira metade do século XX serão organizadas competições de ciclismo, nomeadamente, no circuito Montijo, Samouco, Alcochete, Montijo.
Ah!, e o burro?
Ainda hoje, e todos os dias, um idoso casal atravessa as ruas da cidade a caminho da sua quinta localizada no Seixalinho, montado numa carroça puxada por uma mula.
E ainda hoje, se percorrermos algumas artérias da cidade, podemos descobrir uma ou outra velha habitação térrea com uma argola fixada na fachada principal, que servia para prender o jumento.
Mas o jumento não foi só animal de carga. No princípio do século vinte, organizavam-se disputadas competições (raides) com burros e animados passeios/pic-nics à Praia Branca com os participantes “a cavalo num burro”. Era um tempo em que os divertimentos desportivos englobavam também as corridas de púcaros, de botas, de fitas e negativas de bicicletas, corridas de saco e lutas de tracção.
A constituição do Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Foot-Ball Aldegalense, em 1914, veio a constituir-se num marco na história do desporto em Aldegalega/Montijo – o futebol logrou conquistar o ceptro do desporto e passou a reinar até aos nossos dias.

Ruky Luky

Nenhum comentário:

Postar um comentário