quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O Conjunto Edificado do Pátio de Água

A Casa de Santos Fernandes

Quinta do Casado, que depois se apelidou de Quinta do Páteo d'Agua, foi, posteriormente, casa do Comandante Santos Fernandes e é, hoje, a sede da Junta de Freguesia de Montijo.
 
No século XVIII, Aldeia Galega do Ribatejo contava ainda, entre os seus habitantes, «pessoas nobres e ricas e deveu a muitas delas a edificação de casas e de boas quintas, de que as principais eram: a da Graça, dos frades agostinhos; a da Casado (hoje Páteo d’Agua); a das Postas; a do morgado Saldanha da Gama; a de D. Francisca de Sousa (hoje denominada Caneira) (…)», como escreveu José de Sousa Rama.
Sobre as antigas edificações da Quinta do Casado, o Comandante Santos Fernandes, oficial da Marinha e administrador da Companhia Agrícola do Cassequel [Catumbela/Angola] ergueu a sua casa.
É um projecto do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, que acabou por ser concretizado nas décadas de 40/50 do século XX.
O edifico localizado na Avenida dos Pescadores, e que tem adossada uma capela, torna-se notado pela volumetria e distingue-se pelos telhados com beirais e mansardas, pelas floreiras a pontuar as janelas com adufas e, no interior, pelos tectos
 de madeiras exóticas e pelos lambris de azulejo que cobrem a generalidade das divisões.
No edifício e na capela são dignos de realce os vitrais da autoria de Ricardo Leone.

 
 
 
 
 
 
Sala de sessões da Assembleia de Freguesia de Montijo
 
 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
Ruky Luky
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário