quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Desporto em Montijo

Breves Notícias (II)
 
 

3 de Dezembro de 1924
O Conselho Técnico do Al­degalense solicita à Câmara Municipal «vinte cinco ou trinta postes inúteis, mas que ser­viriam para a vedação do cam­po de foot-ball». O Conselho reconhece que «a prática do foot-ball cria qualidades de sangue frio, de inteligência, de decisão, etc., que são muitas vezes de grande utilidade na vida corrente. É um sport útil para o desenvolvimento da mocidade».

2 de Junho de 1926
O 11 Unidos Foot-Ball Club solicita à Câmara unia porção de terreno, com 90 metros de largura e 120 de comprimento, «para exercer esta espécie de desporto a que chamamos de foot-ball» O clube fundamenta o seu pedido esclarecendo que só «tem em vista o progres­so do desporto ainda bastante selvagem nesta terra.»

Junho de 1928
Fundação do Avenida Foot­-Ball Club.

25 de Maio de 1930
O Jornal «Montijo» analisa a arbitragem do jogo do Grupo Desportivo dos Fósforos, da segunda divisão de Lisboa, contra o Aldegalense, que terminou empatado a um golo: «Árbitro, José Fortunato. Bem-intencionado. Imparcial. Apita demais por mínimas coisas o que contraria o critério das leis. Fraca visão nos off-sides e con­versador excessivo com os jogadores. Acompanha mal as jogadas e é comido pelos tru­queneurs. Em conclusão: está ainda de biberon em arbitra­gens».

15 de Junho de 1930
Meia-final do campeonato distrital de Setúbal, que se rea­liza no campo do Aldegalense, considerado um dos melhores do distrito, defrontando-se o Vitória F.C. e o Luso do Barreiro.

6 de Julho de 1930
O 11 Unidos arrenda o seu campo de futebol situado ao fim da R. Joaquim de Almeida (actual fábrica da Infal). A vila passa a dispor de dois campos de futebol.

18 de Novembro de 1930
 Integração da equipa de fute­bol que «por várias épocas jo­gara pelas cores do Aldegalense Sport Club», na associação com o mesmo nome.

14 de Dezembro de 1930
O Aldegalense Sport Club organiza o torneio da «Ami­zade», em que participam o União Moitense, o Lavradiense e o 1.º de Maio de Sarilhos.

25 de Julho de 1932
Torneio de Tiro aos Pombos e jogos de Basquetebol organi­zados pelo Aldegalense Sport Club. Ojogo é «entre as primei­ras categorias do Barreirense e do União de Lisboa.

«O «basket-ball» é um desporto ainda pouco conhecido em Montijo, e bom seria que os clubes desta terra o fizessem praticar pelos seus associados», reconhecem os jornais locais.

11 de Setembro de 1932
Torneio de atletismo organi­zado pelo Aldegalense Sport Club, no qual participam o União Sport Club Almadense, a Associação Académica de Atletismo de Setúbal e o Alde­galense.
Disputaram-se provas de estafetas 3x300, salto em comprimento, salto em altura, corridas de 800 e 1000 metros e lançamento de peso e dardo.



Lançamento de peso. Prova desportiva realizada no Campo do Aldegalense, na década de 30.
 
18 de Setembro de 1932
· O jogador Emídio Tavares Pinho, conhecido por «Emídio Rato», do Aldegalense, alinha pelo Sport Lisboa e Benfica, cotando-se com uma boa exi­bição, no jogo que a equipa lis­boeta disputou com o Atlético de Bilbau.
· No Montijo, realizam-se pro­vas de ciclismo, circuito Mon­tijo, Samouco, Alcochete, Montijo.

17 de Julho de 1933
Realiza-se uma prova de ciclis­mo de 35 kms.

 23 de Julho de 1933
Apresentação da classe de ginástica infantil do Aldega­lense Sport Club.

 24 de Julho de 1933
Prova de natação organizada Pelo Aldegalense Sport Club.

 30 de Julho de 1933
Apresentação da equipa in­fantil de futebol do Aldegalense Sport Club, denominada Infan­til Azul, que vence uma equipa de Setúbal por 4-2.

6 de Maio de 1934
O Farense desloca-se a Mon­tijo e vence o 11 Unidos F. C. por 3-1.

7 de Maio de 1931
O Aldegalense vence o Fa­rense por 1 -0, no segundo jogo da digressão do clube algarvio.
Reportagem de um jornal local: «O nosso «foot-ball» ergueu-se da morbidez em que há muito permanecia, viveu dias de ver­dadeiro entusiasmo, e o jogos tiveram uma assistência que é invulgar ver-se nos, nossos campos. O público delirou e no fi­nal invadiu o campo a felicitar os jogadores.
Antes do encon­tro houve troca de ramos entre os capitães e ao presidente do Farense foi oferecido um lindo ramo de rosas.
Mais algumas organizações idênticas e o nosso «fot-ball» começará a ser conhecido e apreciado como justamente merece

24 de Junho de 1934
O Aldegalense Sport Club desloca-se a Palmela onde de­fronta e vence o Palmelense Sport Club por 2-1.
O jogo é marcado pela violência por parte dos jogadores do Palmelense e, na segunda parte do de­safio, o público invadiu o cam­po agredindo os jogadores visitantes.
O primeira a agredir um jogador do Aldegalense foi o próprio árbitro.

24 de Agosto de 1934
O Bela Vista Fool-Ball Club e o Avenida Foot-Ball, ambosclubes de Montijo, defrontam­-se no campo do Aldegalense, vencendo o Bela Vista pelo «score de 4-2».

Época de 1934/1935
Aldegalense Sport Club sa­gra-se campeão de futebol do Núcleo de Montijo.

2 de Junho de 1935
O Aldegalense Sport Club disputa o campeonato de fute­bol da Associação de Setúbal.

Estádio do Aldegalense, década de 30.
5 de Julho de 1936
Estão oficializadas, no Mon­tijo, três equipas de futebol: Al­degalense Sport Club, 11 Uni­dos Foot-ll Club e Avenida Foot-Ball Club.

29 de Novembro de 1936
O Aldegalense e o 11 Uni­dos participam no Campeonato do Núcleo do Barreiro, do Campeonato da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal. O 11 Unidos classifica-se em 2.° lugar.

11 de Março de 1937
É elaborado o regulamento da Taça Mundet, que começa a ser disputada nesse mesmo ano entre as equipas dos concelhos de Montijo, Barreiro, Seixal e Moita. Segundo o regulamento sagrar-se-ia campeã a equipa que vencesse cinco torneios al­ternados ou três consecutivos.

28 de Novembro de 1937
O Aldegalense e o 11 Unidos disputam o Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, zona de Montijo, Moita, Alhos Vedros e Lavradio.

30 de Julho de 1939
·  A vila de Montijo é ponto de partida para a 8.ª Volta a Portu­gal em Bicicleta. A actriz Mirita Casimiro dá a partida para a prova.
· Combate de boxe entre José Liberato e Walter Pressler.

 Época de 1939
O 11 Unidos F.C. sagra-se campeão da 2.ª Divisão da As­sociação de Futebol de Setúbal e conquista o direito a partici­par na 1.ª Divisão.
Por não ter o seu campo ofi­cializado e porque o Aldegalense negou a utilização do seu estádio, o 11 Unidos disputou todos os jogos do campeonato da 1.ª Di­visão nos campos dos ad­versários.

Época de 1942
O 11 Unidos continua a dispu­tar o Campeonato da 1.ª Di­visão da Associação de Futebol de Setúbal.

27 de Março de 1944
O Futebol Clube do Porto desloca-se ao Montijo onde joga e empata com o 11 Uni­dos. Joga, pelo Porto, «o fa­moso internacional, mestre dos mestres do futebol nacional, Artur Sousa Pinga».

15 de Julho de 1945
Efectua-se pela primeira vez, em Montijo, um jogo de volei­bol.

 22 de Junho de 1945
Prova de natação, do Moi­nho à Ponte dos Vapores.

 8 de Março de 1946
A equipa de juniores do Al­degalense Sport Club sagra-se campeã do Campeonato da As­sociação de Futebol de Setúbal ao vencer o Vitória de Setúbal por 2-1.

17 de Julho de 1946
Tavares da Silva, jornalista e seleccionador nacional, profere unia palestra, em Montijo, a convite do 11 Unidos.


Prova de ciclismo, em Aldegalega do Ribatejo
21 de Julho de 1946
Taça Mundet. O 11 Unidos Foot-Ball Club vence a Taça Mundet, competição que se desenrolou por 10 anos, em que o 11 Unidos venceu cinco tor­neios, dos quais três consecuti­vos.
A Taça foi entregue durante uma sessão solene, no Cinema Joaquim de Almeida, com a presença do Director-Geral dos Desportos, Presidente da Câ­mara,represenlantes da Asso ciação de Futebol de Setúbal e demais entidades.

8 de Dezembro de 1946
O Aldegalense S.C. sagra-se campeão de futebol do Cam­peonato da 2.ª Divisão, zona de Montijo, no qual participaram o Avenida, o Alcochetense e o Imparcial de Alcochete.

6 de Agosto de 1948
Reúnem-se as assembleias gerais dos três clubes de Mon­tijo para discutirem a sua fusão num só.
O Avenida aprova a ideia de fusão; o 11 Unidos, depois de acessos debates, confere à direcção plenos poderes para se inteirar das bases orgânicas da nova colectividade para que, em nova assembleia, se resolva  o pleito; o Aldega­lense reprovou a ideia por uma diferença de vinte votos.

1 de Setembro de 1948
A assembleia magna dos as­sociados do Aldegalense, 11 Unidos e Avenida formaliza a fundação do novo clube que, por proposta de José Machado, aprovada por aclamação, se passou a denominar «CLUBE DESPORTIVO DE MONtTIJO».

19 de Setembro de 1948
O Clube Desportivo de Montijo disputa o seu primeiro jogo e vence o Clube Oriental de Lisboa por 3-2.

Ruky Luky

Um comentário:

  1. Mais um grande contributo para a nossa memória colectiva. Apenas uma questão, mais uma vez relacionada com as histórias ouvidas a meu pai, grande aficionado do 11 Unidos: sempre lhe ouvi dizer que o campo do 11 fora, não onde se situa a Infal, mas um pouco ao lado, no chamado "quintalinho"! Mas é um detalhe...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir