sexta-feira, 27 de abril de 2012

Igreja do Divino Espírito Santo - Montijo
A mão do Povo a fez (Conclusão)

Nave central da Igreja e o púlpito
Terminamos a visita à Igreja admirando a sua nave central e lançando um último olhar à Igreja no seu todo.

Púlpito de mármore cor-de-rosa com balaústres em bronze
Na nave central, do lado do Evangelho, encostado à segunda coluna, há um púlpito resguardado por uma escada em mármore cor-de-rosa com o corrimão do mesmo mármore sobre balaústres de bronze. A bacia e o pedestal em que assenta o púlpito são também de mármore, bem como o peitoril com os balaústres em bronze. O púlpito foi construído no século XVII.
O Coro, ao fundo, no espaço entre as duas torres
 Nave central

Perspectiva da nave do lado do Evangelho

Perspectiva da nave do lado da Epístola








 Nota Final

Finda a visita cumpre ainda lembrar que a igreja foi também, até ao século XIX, um movimentado cemitério e que, no século XVII, no seu adro, montavam-se palanques para assistir às touradas. Mas estes serão temas para desenvolver numa outra oportunidade.

Aqui fica o convite para visitarem e admirarem a bela Igreja do Divino Espírito Santo de Montijo - a mão do Povo a fez, a mão do povo a divulga.

Ruky Luky






2 comentários:

  1. Um bom trabalho, na senda de outros já realizados. Este, um pouco mais profundo, ligando a arte à fé e criando espaços para a reflexão. São estes valores que nos ligam ao território que percorremos e que, por isso, passa a ser também nosso, porque somos parte da comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por estas magníficas fotografias. Revivi momentos da minha adolescência e juventude e fiquei com muitas saudades. De alguns sítios. De muitas pessoas. De mim também...

    ResponderExcluir