domingo, 29 de abril de 2012

1.º de Maio
O dia em que o Povo saiu à rua

Assim me contaram. Pouco. Disseram-me só: estas fotos são do 1º de Maio de 1974, a primeira manifestação que se fez no Montijo, depois do 25 de Abril.


















Aqui fica o convite/desafio. Se participou nesta manifestação, conte-nos como foi.

Ruky Luky

Um comentário:

  1. Participei e colaborei na organização.
    Fazia parte, na altura, de uma Secção Cultural da Banda Democrática 2 de Janeiro. A essa Secção pertencia também o Carlos Traquina.
    Lembro-me de reuniões preparatórias lá efectuadas, com o Tapadinhas, até aí o homem que sempre dera a cara e o apoio a tudo o que era oposição ao regime. É claro que aí começaram a surgir em força os “emblemas” e toda a gente já era democrata e queria aparecer.
    Em conversa com o Traquina ele relembrou-me de uma situação que as fotos revelam. As fotos são na verdade de duas manifestações e não de uma.
    Há duas das fotos coloridas, aquela em que aparece a bandeira nacional e a que tem a tarja “Pão, Paz, terra, Liberdade, Democracia e Independência Nacional” que correspondem a uma manifestação espontânea realizada no Sábado, dia 27. Essa manifestação partiu dos elementos mais jovens, foi mesmo espontânea do género “vamos embora lá para fora”.
    As restantes, ou pelo menos parte delas, a preto e branco, são do 1º de Maio.
    A manifestação percorreu as principais ruas e terminou na Praça da República com várias intervenções entre elas a do Tapadinhas.

    ResponderExcluir