quinta-feira, 19 de abril de 2012

Moção

25 de Abril de 1974

1 de Maio de 1886

Dia da Liberdade, Dia do Trabalhador

Quando “emergimos da noite e do silêncio”, fazendo troar o grito de Liberdade que nos sufocava a garganta, há 48 anos, passámos a habitar “a substância do tempo”, depois de termos vivido “O dia inteiro e limpo”. (Sophia de Mello Breyner Andresen)

Num tempo de 38 anos, erguemos «Portugal, República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular», passámos a exigir «uma sociedade livre, justa e solidária», onde o poder político pertence ao povo e o sistema democrático se consolida com a participação directa e activa do homens e mulheres na vida política. (CRP/1976)

Mas, hoje, a soberania está penhorada à troica internacional, em nome da crise económica e financeira vão-se restringindo direitos sociais e profissionais e, ideologicamente, o País é conduzido, numa espiral neoliberal, para um vórtice de perda e de fome.

Há dois países neste País «E a noite cresce por dentro».

«Mas há sempre uma candeia/dentro da própria desgraça/ há sempre alguém que semeia/canções no vento que passa», porque «Mesmo na noite mais triste/em tempo de servidão/ há sempre alguém que resiste/há sempre alguém que diz não.» (Manuel Alegre)

Viva o 25 de Abril!

Viva o 1.º de Maio!

Viva Portugal!

Assembleia de Freguesia de Montijo, 18 de Abril de 2012

Moção aprovada com os votos favoráveis do BE, PS e CDU. PSD e CDS/PP votaram contra por discordância com o teor do 3.º parágrafo





Nenhum comentário:

Postar um comentário